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 Liquido de refrigeração

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psantos1976



Mensagens : 47
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MensagemAssunto: Liquido de refrigeração   Seg Jan 19, 2015 3:40 pm

Qual deste o melhor e o aconselhável para wj 2000:
- WOLF COOLANT-36°C LONGLIFE G12+
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- EVANS High Performance Waterless Engine Coolant
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- urol Coolant GLX PP -36º C

Eurol® Coolant GLX has especially been developed for the new generation cooling systems of modern car engines.
Eurol® Coolant GLX, based on ethylene-glycol, has been approved by Volkswagen (TL 774 D) and meets the Renault D standard.
Eurol® Coolant GLX prevents scale forming and offers excellent protection against cavitation. Moreover, it protects all metals against corrosion, particularly aluminum and alloy irons, even at high temperatures.
Eurol® Coolant GLX protects against freezing up to -26 °C resp. -36 °C and contains environment-friendly additives (carboxyl-acids). This technology is known under the name OAT (Organic-Acid-Technology).
Eurol® Coolant GLX is to be used undiluted, so never top-up with pure water. Life-time of the product is 5 years or 650.000 kms for trucks or 250.000 kms for passenger cars, depending on which situation occurs first.
Eurol® Coolant GLX is nitrite, amine, borate, phosphate, nitrate and silicate free. The product is compatible with traditional coolants of traditional quality.


VW TL-VW 774 D (G12),

TL-VW 774 F (G12+)

Renault Type D

BS 6580

ASTM D3306/D4656/D4985

JASO M325

NATO S-759

- ou outro?
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shrekulo



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MensagemAssunto: Re: Liquido de refrigeração   Ter Fev 17, 2015 7:51 pm

Olá.


Presumo que tenhas um 3.1td como eu. Nesse caso, o sistema de refrigeração é da maior importância, mas infelizmente o líquido de refrigeração nem sempre tem a atenção que merece.

O realmente indicado seria o Mopar MS-9769. Porém, nem nos concessionários se arranja, perguntei e andam a colocar o Paraflu, um bom líquido mas com especificação para o grupo Fiat (ao qual a Jeep agora pertence) mas com características bem diferentes do recomendado para os nossos Jeep, além do preço elevadíssimo.
O único local em que encontrei o Mopar foi no ebay e num site alemão chamado ato24.de, excelente - já lá comprei os óleos das caixas de velocidades e de transferências - mas com preço incluindo portes demasiado elevado.

O que é recomendado é um glicol a 50% tipo HOAT, isto é, híbrido com sais orgânicos e uma pequena quantidade de silicatos, os primeiros para proteger as porções em alumínio (bombas, sensores, etc), plástico e fibras (como as juntas) e os segundos para protecção contra a corrosão do bloco e cabeça em ferro.

Uma alternativa seria um glicol inorgânico, habitualmente de cor verde, à base de glicol e silicatos. Este é o coolant tradicional, dá boa protecção aos componentes ferrosos e pode também ser usado nos nossos Jeep, mas na concentração de 50% recomendada não encontrei. Além disso, essa formulação dá no máximo para 2 anos.

Os que enumeraste são glicois OAT, normalmente de cor rosa, próprios para o grupo VAG (G12, G12+, G13, etc) - excepto o Evans que além de caríssimo não percebi a constituição.
Não é bem o que é recomendado, embora admito que se fôr feita uma boa purga do sistema para evitar misturas, poderão ser usados, embora pelo que percebi são insuficientes para protecção dos componentes em ferro (bloco e cabeça).

O único que encontrei no nosso mercado foi o Eurol BS-6580, que apesar de não ter a especificação MS-9769, possui formulação HOAT com silicatos, portanto penso que seja adequado, para além de que é relativamente barato (comprei online na lojadamanutencao.pt, 2x 17,50€ +portes). Segundo vi nos foruns dos EUA, no mercado americano o tipo de líq. refrig. preconizado para os nossos Jeep, chamado G05, é bastante comum, usado em diferentes marcas com Chrysler ou Ford, e é bastante fácil de encontrar, sendo o mais conhecido o Zerex G-05, da Valvoline. Também arranjava cá mas a preços proibitivos. Outro compatível é o Ford Coolant Gold concentrated, mas perguntei ao concessionário Ford e nem sabem o que é - só têm o verde comum ("Ford") a preços estapafúrdios e baixa concentração - mais uma prova que nem nos concessionários oficiais ligam muito a esta problemática!

Isto já vai longo, mas realmente demorei a desvendar este enredo que é o líquido de refrigeração adequado.

Por fim, pelo que percebi, em caso algum se deve misturar diferentes líquidos (OAT, HOAT ou inorgânicos), porque provoca a formação de sais que corroem e entopem o sistema de refrigeração, nomeadamente a bomba de água, radiadores, juntas, etc...

Espero ter ajudado.

Abraço,
Nelson
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psantos1976



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MensagemAssunto: Re: Liquido de refrigeração   Qua Fev 18, 2015 1:33 pm

O que acha deste: MANNOL Hightec Antifreeze AG13 -40°C?
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shrekulo



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Localização : Bragança

MensagemAssunto: Re: Liquido de refrigeração   Qui Fev 26, 2015 6:42 pm

Olá.

Não encontrei ficha técnica desse produto, apenas diz que usa etileno glicol (ok), e que não tem nitritos, aminas nem fosfatos. Pelo título parece ser um líq. G13, o mais recente indicado para grupo VAG, ou seja, um OAT com inibidores especiais. Contudo, não diz que não tem silicatos, mas também não tenho a certeza que tenha, silicatos estes que são mt importantes para os nossos Jeep. Não tem a especificação Chrysler, mas isso não quer dizer que não seja compatível, apenas que não a pagou...

Conclusão, não tenho a certeza do tipo de líq que se trata, não parece dirigido para Jeep, mas aparente ser bom, recente e também caro; se optar por este deve fazer uma limpeza total do sistema para evitar misturar-se com o anterior líquido.

Abraço
Nelson
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