InícioPortalCalendárioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Cherokee XJ 2.1 1996

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 2:37 am

Boas,
Aqui vai a apresentação do meu Jeep.
Cherokee xj, com motor 2.1 renault ( tem intercooler de origem, não sei se todos tem). 240000km, comprei-o em Agosto com 1 ano de garantia, o dono da oficina é meu conhecido e sabia a história do jeep. O carro tem andado muito e ainda não me deu um úunico problema. O estado geral do carro é bastante bom,anda muitíssimo bem até me surpreendeu pois pensava que ia ser mais pastelão, pega sem esforço nenhum o que também me surpreendeu por ser um motor a diesel já antigo, de interior esta impecável e por foram a pintura esta razoável, já tem uns riscos novos que lhe fui fazendo xD.

Estou agora a aprontar-me ( €€ ) para lhe meter uns BF AT, o unico problema é a medida no livre ser 205/75R15 e os BF Ats so começarem na medida 215/75R15. Seria bom se o pessoal me pudesse dizer se sabe que medidas a chrysler autoriza para depois no imtt por no livrete. Também gostava de uma opinião sobre uma medida que acham que lhe iria ficar bem sem perder muito rendimento, é meu carro de dia-a-dia mas eu faço em média 15km por dia, nada de especial.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 3:28 pm

Bem vindo e, antes de mais, que a maquina te traga muitas alegrias!

Quanto aos pneus envia e-mail para T.D.S.- Engenharia e Gestão Automóvel (geral@tdsauto.pt) e solicita que te informem quais as medidas possiveis de homologar dado que são eles quem passam a declaração.
Penso que podes mandar homologar mais que uma medida pagando o mesmo valor por isso confirma também pois, se der para homologar logo mais que uma medida melhor.

Em relação aos pneus escolhidos eu optaria antes por uns BF Mud Terrain que All Terrain, ainda mais se fazes poucos kms. Já tive ambos e fora de estrada os Mud são muito melhores e em estrada funcionam muito bem.

O|||||||O Wrangler Sahara CRD - o MacroMachine O|||||||O
christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 4:19 pm

Boa tarde,
Desde ja obrigado pela informação. Hoje por acaso decidi ligar para a Chrysler e eles deram o contacto da TDS e também ja entrei em contacto com eles.
A minha duvida, devido a inexperiência na área do TT é por uma medida porreiro no jeep sem criar um esforço enorme no motor para mover o bicho, visto que o motor não é muito forte, visto isso que medidas poderiam aconselhar? os 205/75R15 em largura não preenchem bem o jeep, falta la qualquer coisa :S. Logo a noite ponho mais umas fotos do bicho.
Quanto aos pneus MT, diariamente faço poucos KMS mas aos fins de semana e afins faço bastante, até  viagens um pouco longas e não faço um TT muito bruto, é mais uns passeios ( certamente até lhe apanhar o bicho e depois vou querer evoluir mais e mais...), os pneus MT tem um desgaste muito maior aos AT em estrada?

Aqui vão mais umas fotos, o carro ser inclinado para a frente é normal?

Cumprimentos
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 9:45 pm

Tenho um amigo, também registado aqui no forum, o coolmike, com um cherokee 2.5td no qual homologou pneus 235/75 r15 e esta muito satisfeito.
Ele usa o cherokee com bastante regularidade e faz muitas viagens Lisboa-Leiria e tem pneus bf mud sem nenhuma razao de queixa.
Eu, no meu anterior jipe também tinha BF mud e tive inicialmente BF AT e a diferença fora de estrada é enorme e em estrada não se sente nenhuma insegurança com os Mud nem qualquer desgaste exagerado. Dado que o valor dos pneus não difere muito eu optaria pelos Mud que são mais polivalentes.
Espreita o topico dele para tirares mais ideias.
Aqui fica o link:

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 9:56 pm

Hum ok, obrigado pela informação Smile
trincha_frt

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Qui Dez 19, 2013 11:57 pm

Tenho um amigo que teve um 2.1 e tinha uns 31"10.5"R15 o jipe estava com muito bom aspecto, eu ia para os MT pois a maior parte do tt que iras fazer não vai ser planeado e os pneus duram muito na mesma, para começar procurava uns tacos de poliuretano para as molas da frente com mais 5cm e depois via como ficava em relação a traseira(ele de facto está baixo á frente), se precisares de ajuda apita sou da figueira, não fica assim tão longe Wink
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 12:15 am

Se a ideia for subir um pouco a suspensao então também apostaria nos 31x10.5 pois nesse caso os 235/75 já vão parecer pequenos, agora se for para manter a suspensão de origem os 31 já serão grandes demais.

Com 5cms de altura extra e pneus 31 ficaria assim:

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 12:25 am

Pois mas esses  31"10.5"R15 ja vai alterar o diametro da roda pelo não sei se vão homologar essa medida. Ao alterar o raio da roda não adicionamos um erro no velocimetro?
Mas realmente esse jeep da foto que o joaoGFR postou esta mesmo porreiro.
Subi-lo queria pelo menos subir-lhe a parte da frente para ficar igual a traseira, em relação a subir o jeep todo penso que será bastante dispendioso não? atrás as molas são tipo laminas e não faço a menor ideia do valor disso. Sei que as molas a frente custam 200 e poucos euros o par e de certeza que terei que por uma novas no meu. O ideal mesmo será o meu ficar como esse da foto, mas não se pode fazer tudo de uma vez, por isso talvez opte por uns 235/75R15 ou 245 algo por ai

Seres da Figueira é optimo para se combinar alguma coisa um dia destes Razz como por exemplo uma ida a Serra da estrela xD
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 9:13 am

Tens kits de baixo custo que sobem o cherokee através de tacos nas mola da frente e uns brincos maiores nas molas traseiras, ou então através da colocação de uma lamina adicional mas, tal como disse o trincha eu começaria por nivelar a frente.

De qualquer modo aqui ficam os dois exemplos de kits de levantamento que falei:

O pneu 31 ja têm um diametro bem superior aos teus pneus de origem mas penso que aindda seja homologavel pela TDS, é uma questão de confirmares com eles.
No entanto, podes ficar pelos 30x9.5 que já mudam por completo o visual do Cherokee sem alterar em demasia as suas caracteristicas e com menores riscos de raspadelas em cruzamentos.

Aqui fica um outro exemplo de um cherokee com kit 5cms e pneu 30x9.5:

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 1:54 pm

E esses tacos passam na inspecção ?
Em relação aos 30x9.5 e a altura que tenho agora não seria suficiente? Com o jeep nivelado claro.. Ja agora o desnivel da-se a que? As molas que estão la estarem gastas? é que vou por molas novas, isso ja esta no orçamento tenho que por umas da mesma medida novas ou umas maiores? Secalhar o melhor é mesmo ir a uma casa de molas e pedir para nivelarem o jeep Very Happy
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 2:29 pm

Se tiveres os 30x9.5 homologados e não sairem fora da carroceria passam sem problemas.
Se as tuas jantes não tiverem muito offset nao deverás ter problemas.
Os pneus 30x9.5 sáo um pouco maiores que os 235/75 mas, com a suspensão nivelada penso que não haverá problemas em os pneus caberem sem alterações extra a não ser o nivelamento da frente.

Esse desnivel poderá ser devido a teres (ou ter o anterior dono) espertado as molas traseiras (para lhes dar mair curvatura) e tendo estas ficado com uma altura maior que as helicoidais da frente.
Uma boa casa de molas poderá conseguir dar um ligeiro aumento ás da frente ou poderás conseguir nivelar com a colocação dos tais tacos na frente.

Djeeper

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 4:12 pm

Vi a foto do Branco e cada vez mais adoro carros brancos.

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 20, 2013 6:09 pm

Pois porque acho que a parte de tras tem praí uns 5cm a mais que a da frente e a altura da frente penso que seja a altura de origem, mas não tenho a certeza terei que tirar as medidas e ver com o manual da marca. Ja fui hoje a uma oficina para eles verem isso mas não tinham tempo pelo que fiquei de passar la na proxima 5ªf. O Sr da oficina quer por o carro no elevador para poder ver o que foi feito e o que não foi feito antes de me dizer qualquer coisa. Vou esperar até 5ªf Smile.
christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sab Dez 21, 2013 5:00 pm

Hoje encontrei uma oficina que trabalha bastante com jipes e ja viram o meu. Em janeiro vou la. Então eles disseram para eu aranjar umas molas do jeep + 5cm para a frente, para tras disseram que ponham umas anilhas maiores, eles disseram outro nome.

Alguem tem umas a venda usadas? Senão compro umas novas e ja esta. Tambem vou aproveitar para fazer uma revisão geral ao carro, oleos, valvulinas etc. O rapaz da oficina ficou bastante satisfeito com o motor do carro disse que tinha uma bomba injectora engraçada Very Happy.

Assim que tiver novidades partilho aqui com o pessoal. Tirando BF que pneus é que o pessoal conhece e tem boas referencias? La falaram-me dos federal... os wranglers tb são mais baratinhos que os Ats e bons...
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sab Dez 21, 2013 5:25 pm

Colocares umas molas com +5cms que as originais fica sempre mais dispendioso que colocar os tacos, mas fica outra coisa, sem duvida.   
Quanto aos pneus no wrangler tenho Mickey Thompson, mas não creio que faça pneus 235/75 ou 30x9.5 e acho os bf mais leves. Com outras marcar não tenho experiência.
Depois coloca fotos da maquina com os 5cms extra. Wink

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 27, 2013 12:27 am

Boas, o que acham deste kit?
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 27, 2013 9:07 am

A nivel de kit em si é bastante completo, já incluido o kit de rebaixamento da caixa de transferencias, necessario para kits superiores a 2", mas desconheço a qualidade pois não conheço a marca, de qualquer maneira certamente será uma melhoria em relação á suspensao stock.
Só é pena não incluir quick disconnects para desligar a barra estabilizadora.
Agora atenção é aos portes que devem ser bastante elevados e aos custos de alfandega que também não devem ser pequenos... Para teres uma ideia dos custos com a Alfandega é somares o valor do kit aos custos de envio e multiplicares por 30% e ficas com uma ideia aproximada do quanto pagar de impostos.

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Dez 27, 2013 1:08 pm

Pois mas mesmo com essas custas todas penso que mesmo assim vale a pena.. o mais barato que encontrei por cá sao 730€ ( acho que sem iva) e não me parece ser assim tão completo:

JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Dez 29, 2013 2:30 pm

Pelo que vi do primeiro link que colocaste penso que nem enviam para fora dos USA mas, mesmo enviando, por norma, só o transporte fica mais caro que o próprio kit... É uma questão de fazeres contas.
Esse kit da 41jeep não trás amortecedores e penso que também não inclui o kit para rebaixamento da caixa de transferencias, que convém para esse kit de 3.5".

Por outro lado, metendo um kit de +3.5" convém pensares em pneus maiores que os 235/75 ou os 30x9.5 pois vão parecer pequenos...

Já mandei vir algumas peças deste site e tem bastantes kits para o xj:

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Dez 29, 2013 3:08 pm

Pois, esse site tem os seguintes que parecem interessantes:

O receio que tenho em por pneus 31 é o jeep ficar a arrastar-se em demasia  mas ja vi em foruns Franceses que eles metem pneus 31 e compensam na bomba injectora, dizem que nem sentem a diferença.
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Dez 29, 2013 5:31 pm

Tudo depende de qual o uso que se pretende dar á viatura. Se a ideia não forem passeios demasiado trialeiros então um kit de 2" é mais que suficiente e já fica bem com pneus 30x9.5.
Por experiência própria sei que quanto mais subimos a viatura mais acabamos por gastar em outras coisas para compensar esses poucos cms extra e que se calhar nem seriam necessários.
No caso dos pneus 31 pode ainda ser necessário cortar a zona das cavas / cantos dos parachoques, para que não raspem em cruzamento.
Os kits da OME são muito bons e bastante completos pois, incluem um conjunto de molas novas também para trás e não apenas uma lamina adicional. Tenho o kit 5cms no meu wrangler e estou plenamente satisfeito e também tinha molas de lamina +5cms da OME no meu anterior 4x4 e recomendo.
No meu wrangler tenho os amortecedores nitrocharger standard (os od kit ome mais barato que mencionas) e gosto bastante deles pelo que não sei se valerá a pena o investimento extra nos sport do kit mais caro.
Mas isto é tudo apenas a minha opinião, claro, e nada mais que isso cabendo a ti analisar e ver aquilo que realmente pretendes para o teu cherokee. Smile

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Dez 29, 2013 6:20 pm

Eu é mais para uso diário e umas idas ao mato com os caes. gosto bastante de andar na areia com ele e pretendo começar no tt ligeiro...
JoaoGFR

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Dez 29, 2013 9:49 pm

Se a utilização a nível de TT é ligeira podes também ponderar um kit mais simples, ja aqui mencionado, composto por tacos para as molas da frente e tras, que levantam os mesmos 5cms, embora o desempenho fora de estrada não seja o mesmo, mas o preço também não tem nada a ver...

christopher.bernardo.98

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Sex Jan 10, 2014 6:42 pm

Boa tarde,
Hoje vim do mecânico e ele estranhou o meu jeep nao ter pratos nas molas da frentr e disse que pode ser por causa disso ele estar inclinado mas nao tinha a certeza se esse Jeep tem esses ditos pratos. Podem confirmar me se tem ou nao? Se tiver podem mostrar me jm link de onde os comprar? Senão vamos mandar fazer uns tacos para compensar isso.

Já agora, posso  passar de 2x4 para 4x4H em andamento ?

Cumprimentos

Foto de sabado depois de um passeio com o pessoal do clube AveiroTT

TMXJ

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   Dom Jan 19, 2014 10:08 pm

Bom, não faço ideia do que é isso dos pratos, mas não percebo nada de mecânica por isso não sou a melhor ajuda Razz 

Quanto à questão de passares de 4x2 para 4x4 em andamento, partindo do princípio que o Select Trak da geração do teu é igual ao meu então a resposta é sim, podes passar de 4x2 para 4x4 altas em andamento, mas acho que apenas até aos 60 klms hora ou algo do género. Para altas, tens mesmo de parar..
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cherokee XJ 2.1 1996   

Cherokee XJ 2.1 1996
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Apresentações :: Viaturas dos Membros Jeep-
Ir para: